Cada vez mais, a expressão cultural assume um papel fundamental na sociedade, enriquecendo nossas vidas e promovendo importantes conexões entre diferentes comunidades, se tornando uma oportunidade de mercado. Porém, um projeto cultural não é apenas uma iniciativa artística isolada; é uma jornada que envolve planejamento, colaborações significativas e muita estratégia. Independente da manifestação cultural, cada passo dado no processo de criação é fundamental para contribuir na viabilização da ideia. Então, se você já tem um projeto diferente em mente, mas não sabe como tirar do papel, não se preocupe, vamos te ajudar trazendo 6 passos que para você seguir e alcançar seus objetivos.
1. Estruture bem o projeto
Neste mercado, um dos segredos do sucesso com toda certeza é a originalidade, será que seu projeto é único de alguma forma? Tem uma ideia diferente do que acontece por aí? Existe um propósito forte por trás? Se você respondeu essas perguntas rapidamente, parabéns, está no caminho certo. Agora é a hora de estruturar a ideia e para isso temos alguns pontos que são fundamentais que estejam bem definidos começando pela justificativa. Tenha de forma nítida qual a relevância e pertinência, além do posicionamento de seu projeto. Depois é importante entender o formato do projeto, respondendo o que, como, onde vai acontecer. No próximo passo você precisa construir um plano de comunicação dizendo como você vai divulgar o projeto e quais são as metas de alcance. Agora é a hora de você desenhar o cronograma, identificando e estipulando um período para cada etapa do projeto. Pronto, você já tem uma boa base estrutural, mas calma que ainda temos pontos importantes a fazer.

2. Produza uma boa planilha orçamentária
A planilha pode aceitar qualquer informação que colocarmos, mas se não tomarmos cuidado com a qualidade destes dados, a realidade pode ser bem diferente do que foi o planejado. Por isso, é fundamental que durante o processo de orçamentação, você identifique todos os centros de custos contando todas as etapas do projeto, ou seja, as linhas gerais das rubricas, como equipe, locação, transporte, cenografia, equipamentos, etc. Além disso, cada linha de custo precisa ter um detalhamento unitário, especificações de fornecedores e o maior número de informações que forem possíveis. Desta forma, quando o recurso estiver disponível, o processo de contratação dificilmente terá algum tipo de problema. Por fim, uma dica que damos é pintar os custos dividindo a ordem de prioridade, para que em um possível corte de verba, a tomada de decisão possa ser muito mais otimizada.

3. Escreva um plano executivo estratégico
Existem diversas formas de captar recursos para viabilizar um projeto cultural, podendo ser editais, leis de incentivo, financiamento coletivo, patrocínio direto e até mesmo a famosa permuta. A decisão de qual será essa forma, deve ser uma escolha extremamente estratégica e pensada com base nas características do projeto e as especificações de cada possibilidade. Atirar para todos os lados, pode deixar o processo de captação muito amplo, vago e sem diferencial para atrair esses recursos, por outro lado, focar exclusivamente em uma única forma, pode inviabilizar a realização do projeto em caso de não captação completa. Assim, a dica que damos é criar um plano de captação com fases e estratégias alternativas, pensando em todo o prazo disponível para fazer a captação e direcionando um foco para cada plano.

4. Conheça bem os concorrentes
Pesquise outros projetos culturais de mesmo segmento que o seu e descubra como eles costumam ser viabilizados. Essa informação pode ser um norte muito importante para você entender o caminho está traçando, podendo te confortar que é uma estratégia diferente do que normalmente eles fazem, ou também te fazer refletir que pode ser algo comum e de pouco diferencial. Além disso, descubra quais são as marcas mais atuantes no segmento do seu projeto e faça um mapeamento completo com segmento e nível de mercado destas empresas. Aqui uma dica que podemos dar quando o assunto é patrocínio direto é identificar nestes projetos quais são os patrocinadores e assim trabalhar em uma estratégia apresentando a sua oportunidade aos concorrentes dessas marcas, claro desde que façam sentido com as características do projeto.

5. Faça uma análise de risco
Depois que você criou seu plano executivo e escolheu a forma que fará a captação dos recursos, é importante que analise o risco de cada estratégia que será adotada. Esse risco pode ser mensurado com base em uma classificação do quanto de esforço aquela estratégia vai exigir versus o quanto poderia entregar de resultado, pensando mais uma vez nas características de seu projeto. Ou seja, se você escolheu trabalhar a captação com o financiamento coletivo, por exemplo, saberá que essa forma exige muito alcance e engajamento de público, o que pode ser que seu projeto não tenha, logo o risco seria muito maior de não dar certo. Aqui a nossa dica é entender bem as suas habilidades e ferramentas a disposição como rede de contatos, conhecimento sobre os editais da área do seu projeto e base de público, que farão você entender o nível de esforço, além do orçamento do seu projeto e o quanto cada alternativa de captação pode alcançar para refletir sobre o resultado.

6. Por fim, busque os recursos
Projeto estruturado, orçamento feito e plano executivo definido, é hora de criar uma boa apresentação com todos os detalhes, bem trabalhada esteticamente e organizada com muita coerência pensando no processo de leitura e entendimento de quem vai recebe-la. Nesta etapa você vai inscrever o projeto nos editais ou leis de incentivo, aguardando seus resultados, ou iniciando o trabalho de captação direta seja por patrocínio ou financiamento coletivo, sempre entendendo bem as necessidades e especificações de cada formato. Agora é importante que você entenda o processo e que até chegar a conquistar os seus objetivos a jornada é difícil e algumas vezes pode até parecer impossível, mas jamais desista, essa é a única forma de você conseguir. Aqui a dica que fica é, tome muito cuidado para não queimar seus contatos apresentando oportunidades que não faça sentido com a marca, você precisa ser enxergado como um fornecedor importante que agregue ao trabalho da empresa.

A palavra final
Pegou as dicas? Se você possui um projeto cultural único em mente, lembre-se de que cada passo ao longo deste processo é crucial para transformar sua ideia em realidade. Com planejamento estratégico, colaborações significativas e claro, muita determinação, você estará preparado para viabilizar seu projeto, enriquecendo a sociedade e fortalecendo cada vez o mercado. E é exatamente assim que trabalhamos pela Art Mind, conectando oportunidades culturais de impacto social a marcas que possam potencializar essas iniciativas além de auxiliar produtores culturais na busca pela viabilização de seus projetos. Aproveite que já está por aqui em nosso site e descubra mais sobre o nosso trabalho.
Até a nossa próxima conexão.