Sim, existem casos de empresas que disseram ser patrocinadoras de projetos que não tinham de fato apoiado e se vinculam tentando ganhar vantagem. Até a copa do mundo de futebol sofre com esse tipo de situação e só na edição de 2014 foram 450 casos identificados pela FIFA de uso indevido de marcas, acredita? Pois é, este tema é importante e existe uma série de aspectos que valem a pena refletirmos sobre os motivos que fazem de uma simples frase a principal oportunidade de marketing cultural em um projeto de patrocínio.
Muito mais que uma afirmação de segurança e credibilidade, a assinatura de patrocinador oficial gera alcance, consolidação, interação e pode carregar diversos conceitos, estratégias e oportunidades de mercado, tudo isso em uma única contrapartida do projeto. Normalmente, o uso da assinatura pelas marcas acontece em eventos de grande audiência como o Rock in Rio em que todo mundo que faz parte quer tirar uma casquinha com o vínculo. Porém, esse conceito está se ampliando e cada vez mais projetos têm seus patrocinadores se apresentando como oficiais, principalmente devido as possibilidades de marca.

Mas afinal, quais são os principais resultados em se posicionar como patrocinador oficial de um projeto?
Visibilidade
O primeiro é a visibilidade que a marca pode ter com o aumento de sua exposição em materiais promocionais e mídias sociais do projeto. O alcance diversificado do público é ideal para marcas novas que querem se mostrar no mercado ou empresas tradicionais que buscam afirmar sua participação no projeto.
Fortalecimento de marca
Em seguida, o fortalecimento que a marca recebe como resultado da associação positiva ao termo “patrocinador oficial” , principalmente nos aspectos de posicionamento e liderança em seu segmento de mercado, além de poder demonstrar rapidamente compromisso e responsabilidade em projetos de impacto social.
Engajamento
Por fim, mas não menos importante, o engajamento que a marca pode gerar com público trazendo a sensação de pertencimento e identificação por fazer parte daquela oportunidade. Em uma frase curta, o patrocinador oficial garante uma linha de experiência positiva, seja por ser uma novidade ou por ser uma tradição no projeto patrocinado por ela. E podem ter certeza, isso é determinante no processo de lembrança do patrocínio.

De todas as contrapartidas que um projeto pode oferecer, o direito de uso de imagem como patrocinador oficial certamente é a mais simples no ponto de vista de investimento de recursos e com o maior potencial de marketing cultural para uma marca. Isso porque, a assinatura carrega um resumo de associações gigantesco e com diversas possibilidades a serem exploradas e que se bem trabalhada, pode se tornar única.
Com o tempo e o aumento da concorrência no mercado, as experiências por trás da assinatura de “patrocínio oficial” passaram a integrar a marca de uma forma mais personalizada. O uso da assinatura como “segmento oficial” para as novas empresas virou uma grande chance de se apresentar, além de ser uma melhor organização dos patrocinadores dentro de um projeto com múltiplos patrocínios Porém, a tendência que identificamos para o futuro é uma assinatura cada vez mais criativa e amarrada com a narrativa das campanhas dos patrocinadores, o que permite apresentar o portfólio da marca, agregar associação positiva a ela e ainda uma proposta de valor ao projeto patrocinado.

Por fim, é importante refletir que o objetivo de todo projeto patrocinado deve ser conseguir que a marca queira usar esse recurso e mostrar para todo mundo, afinal fazer seu patrocinador se orgulhar de fazer parte significa que seu projeto atingiu uma relevância significativa dentro do segmento dele.
Então já sabe, busque ter muitos patrocinadores oficiais e tome cuidado com os clandestinos. Acompanhe constantemente as notícias de seu projeto nos buscadores e marcações das redes sociais, afinal, você não vai querer que uma empresa ganhe os benefícios do seu projeto sem contribuir com ele, né?
Até a nossa próxima conexão.